[wpcol_2third id=”” class=”” style=””][/wpcol_2third] [wpcol_1third_end id=”” class=”” style=””]

David McCandless

“Parece que estamos todos a sofrer de uma sobrecarga de informação ou excesso de dados. E as boas notícias é que pode haver uma solução simples para isso, e que é usarmos mais os nossos olhos. Portanto, visualizarmos informação, para que possamos ver os padrões e conexões que interessam e depois projectar essa informação para que faça mais sentido, ou contar-nos uma história, ou permitir-nos focar somente na informação que é importante. Falhando isso, a informação visualizada pode simplesmente parecer muito interessante.”

[/wpcol_1third_end]

Infografia e Datavisualization

Numa sociedade mergulhada em informação, os dados tornam-se o mais importante dos recursos.

No entanto, devido à quantidade de informação produzida diariamente, surgem problemas de filtragem, selecção, recolha e validação dos dados. A infografia e datavisualization procuram simplificar e condessar este processo de análise de dados tornando-os visualmente perceptíveis, revelando padrões, desconstruindo os dados, aproximando-os de uma forma mais intuitiva de análise, a linguagem da visão. Caso esta simplificação falhe o que resta em termos visuais pode ser bastante apelativo (David McCandless).

Os casos de estudo que serão apresentados pretendem abordar esta perspectiva mais visual dos dados, abstraindo-nos da sua funcionalidade, explorando a sua estética, utilizando exemplos desta aplicação ao motion graphics.